Supermarketing1/12/2012

Único e Melhor

Coluna de Francisco Madia

 FRANCISCO ALBERTO MADIA DE SOUZA

“Em assuntos de grave importância o estilo, não a sinceridade, é a coisa vital”.

OSCAR WILDE

ÚNICO E MELHOR

Não existem gêmeos no marketing. Todos os produtos são únicos. Ainda que iguais naquilo que fazem, sempre diferentes pelo estilo e personalidade da empresa que os comercializa, entrega, garante, relaciona-se.

25 de março de 2011 era um dia qualquer na vida de todas as demais cidades brasileiras, mas para a cidade de Cândido Godói, no Rio Grande do Sul, foi o dia. Finalmente, seria esclarecido o Mistério dos Gêmeos – incidência muito acima das demais cidades. Segundo Carlos Etchichury, de Zero Hora, e bem antes da hora marcada, 10 da manhã, “eles chegaram aos pares, vestindo roupas iguais, ostentando cortes de cabelos parecidos. Alguns com bigodes frondosos cobrindo os lábios, chamavam a atenção de fotógrafos e cinegrafistas” – até o New York Times cobriu o evento.

 

E qual a razão de tanto interesse? A tese levantada por supostos cientistas e pesquisadores – meio que “lenda urbana” – é de que essa incidência atípica de gêmeos decorreria dos experimentos do nazista Josef Mengele que, foragido, encontrara acolhimento na colônia alemã da região.

 

Conforme previsto, e pontualmente às 10 horas da manhã do dia 25 de março de 2011, uma equipe de geneticistas coordenada por Lavinia Schuller-Faccini, da UFRGS, e Úrsula Matte, do hospital de Clínicas de Porto Alegre, anunciaram suas conclusões: “Os Godoienses já davam à luz a gêmeos desde o início do século 20”. Delírio entre os gêmeos presentes: não eram “filhos de experiências nazistas”. Eram produtos dos mistérios da genética e da natureza: “As mães dos gêmeos tem o dobro da prevalência C do que as mães sem gêmeos” – diferença no gene p53 que pode se apresentar nas formas C ou G. Sendo C a probabilidade de nascerem gêmeos é muito maior.

 Na cabeça de cada pessoa, de cada suspect, prospect e client não existem dois produtos iguais, não existem gêmeos. Podem até se assemelhar, mas suas escolhas e preferências penderão para aquele que julgarem o melhor. Melhor em todos os sentidos. Muito especialmente no conjunto de serviços que reconhecem e valorizam cotejado com o preço a pagar. E, se no final houver empate, e como não existem gêmeos no marketing, prevalecerá o que se distinguir pelo melhor estilo e personalidade. Sempre!

 

e-mail: famadia@madiamundomarketing.com.br

portal: www.madiamundomarketing.com.br  

PRÊMIOS

EVENTOS

COPYRIGHT 2014 Revista Marketing - Todos os Direitos Reservados


Trentin Digital